;

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais Sobre o Nordeste

A região Nordeste concentra aproximadamente 30% da população brasileira, que vive predominantemente em centros urbanos.

A população nordestina distribui-se de forma irregular pelo seu território. Enquanto a faixa litorânea apresenta-se densamente povoada o interior é muito pouco habitado.

A região Nordeste possui 1.556.001 km2 que correspondem a pouco mais de 18,27% do território brasileiro, sendo a terceira macro região mais extensa do País. É a mais subdividida politicamente possuindo 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Com uma população absoluta de 42.387.328 habitantes, o Nordeste é a segunda região mais populosa do País sendo superada apenas pelo Sudeste. A densidade demográfica de 27,2 habitantes por Km2 é a terceira maior do País. A distribuição da população é bastante irregular. Há uma grande concentração na faixa oriental: 70% da população regional em apenas 20% do território Nordestino.

É a região brasileira qe possui o maior número de estados (nove no total): Alagos, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (Incluindo o Destrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.

Foi no litoral nordestinoque se deu início a primeira atividade econônomica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa.

Entre 1630 e 1654, a região foi dominada por neerlandeses e foi uma colônia da República das Sete Províncias Unidas dos Páises Baixos (hoje Países Baixos), sendo chamada de Nova Holanda, além de ter sido conquistada em parte pela França na chamada França Equinocial.

Deixe seu comentário, caso tenho algo amais... =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário